quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Hunt Groups no CUCM

Vamos hoje a um post mais tranquilo, que será sobre os Hunt Groups no CUCM. Configurar o basicão todo mundo sabe, né? Line Group, Hunt List e Hunt Pilot. Mas existem algumas configurações um pouco mais complexas, que podem ser aplicadas na vida real, tornando os Hunt Groups mais funcionais.

Então, fazendo a configuração do zero, temos:

1. Line Group
A primeira coisa a ser criada é um Line Group. Nele, vamos associar todas as linhas que fazem parte de um grupo. Mas nessa tela, podemos configurar algumas outras coisas:
- RNA Reversion Timeout: É o tempo que o ramal do grupo ficará tocando até que passe para o próximo membro. Ou seja, no hunt group, o sistema não respeita a configuração de "No answer ring duration" do ramal.
- Distribution Algorithm: Algoritmo que o CUCM vai usar para fazer o hunt entre os ramais do grupo. Pode ser top down (respeitando a ordem na lista, sempre começando pelo primeiro), circular (respeitando a ordem na lista, começando de onde parou), longest idle (CUCM entrega a chamada para o usuário que estiver livre há mais tempo), broadcast (todo mundo toca ao mesmo tempo)
- Hunt options (no answer, busy, not available): Aqui podemos definir algumas regras para quando um usuário não atender ou estiver ocupado. Por padrão, o CUCM vai tentar o próximo da lista (baseado no algoritmo de distribuição) até que acabe as opções dentro do Line Group, e depois vai passar para o próximo Line Group dentro da mesma Hunt List. Mas podemos deixar com que as opções fiquem limitadas a apenas os ramais desse Line Group, sem transbordar para o outro. Podemos também forçar o CUCM a parar de procurar o próximo ramal dentro desse Line Group e pular para o seguinte, ou podemos falar para o CUCM parar de tentar rotear a chamada para um próximo membro, e retornar como ocupado.
Obs: No caso do algoritmo Longest Idle, nunca vai acontecer de cair no caso Busy ou Not Available, porque o sistema já sabe quando ele não está disponível para atender a chamada, e tira ele das opções possíveis.

2. Hunt List
Agora configuramos uma Hunt List, e associamos um ou mais Line Groups. A ordem dos Line Groups dentro de uma Hunt List é importante para o caso de uma chamada ter que transbordar de um Line Group para outro (explicado acima, na opção Hunt options do Line Group).

3. Hunt Pilot
E finalmente configuramos o Hunt Pilot, que será o número piloto do grupo, e associamos a uma Hunt List. É aqui que algumas configurações confundem as pessoas, mais especificamente as configurações de "Hunt Forward Settings".
Nessa tela, podemos configurar o que o sistema vai fazer quando ninguém do grupo atender (no answer ou busy). Nesses casos, as configurações de forward dos ramais do grupo não tem efeito nenhum, pois é o que estiver configurado no Hunt Pilot que será usado.
Podemos encaminhar a chamada para o voice mail, ou desviar um outro número. Portanto, no campo Destination, colocamos esse número destino (se for para o voice mail, colocamos o número do voice mail pilot). E obviamente, configuramos uma CSS com as devidas permissões.
Agora, quando a chamada for desviada para o voice mail pilot, o que acontece? O CUCM vai mandar para a Unity como se o próprio hunt pilot tivesse desviado a chamada. Em outras palavras, a Unity vai buscar na base dela o número desse hunt pilot. Mas provavelmente o piloto não tem nenhum voice mail configurado, certo? Aí você vai cair no Greeting inicial da Unity. Para que você caia no voice mail de algum usuário, você deve cadastrar o Hunt Pilot como Alternate Extension de um usuário na Unity Connection, e pronto.
Nesse quadro também, temos a opção de desvio "Use Personal Preferences". Isso vai servir quando tivermos um ramal desviando as suas chamadas para o Hunt Pilot. Aí nesse caso, se ninguém no hunt group atender, e essa opção estiver marcada, a chamada vai ser desviada para o que tiver configurado no Forward No Coverage do ramal.

4. HLog
Com a softkey HLog, podemos fazer com que um ramal consiga logar ou deslogar de um Hunt Group. Assim, quando ele quiser entrar/sair do atendimento, ele só precisa apertar esse botão. Não precisa do Extension Mobility, e muito menos pedir pro usuário desligar o telefone dele! hahaha... é só habilitar essa softkey para ele.

Um comentário:

  1. Eu preciso configurar obrigatóriamente um Hunt Pilot? Não posso por exemplo somente ter um Line Group e uma Hunt List? Por exemplo: Ligar no primeiro ramal do Line Group e caso ele não atenda ir pro segundo e assim indo? Ou terei de configurar estes desvios manualmente dentro de cada DN? Obrigado.

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