quinta-feira, 25 de outubro de 2012

CCIE Voice #37170

Após quase 1 ano de muito estudo, mais de 500 horas de lab, 2 semanas de BootCamp e guides lidos e relidos, finalmente completo essa jornada do CCIE Voice. Fiz a prova no dia 23 e recebi ontem a notícia de que havia sido aprovado. É um momento único, uma sensação indescritível de alívio e missão cumprida. Só quem já passou por isso mesmo para saber!
Não posso deixar de compartilhar aqui no blog o ocorrido, e agradecer a todos pela torcida. Nesse post não vou falar sobre a prova em si, mas sim agradecer as pessoas importantes que fizeram parte disso. Depois faço um outro post falando mais da prova e da minha preparação. Obviamente, não quebrarei nada do NDA (non disclosure agreement).
O CCIE não é um projeto que você conduz sozinho. Quando você decide se dedicar para essa certificação, deve ter consciência que se sacrificará muito por isso. E não só você se sacrificará, mas as pessoas com quem convive. Você vai privar muito do seu tempo que passaria com esposa/namorada, filhos, familiares e amigos para ficar dias trancado num lab durante 8 horas, muitas vezes sem nem almoçar/jantar. Vai passar finais de semanas inteiros estudando (muitos!), ou mesmo vai tirar 30 dias de férias para ficar todos os 30 dias focado (como foi o meu caso). Vai também tirar dias de folga do trabalho para estudar, sobrecarregando o time. Então, é necessário realmente muito apoio e compreensão das pessoas que te rodeiam.
Por isso, primeiramente, gostaria de agradecer a minha namorada, que me apoiou desde o começo e entendeu a importancia disso para a minha vida. Certamente, sem o apoio e compreensão dela, não teria tido forças para ir até o fim. Acredito que ela tenha sido quem mais sofreu com a minha ausência. Agradeço também aos familiares, ao meu pai, irmã, cunhado (também CCIE), ... por todas as não-idas a eventos familiares.
Agradeço os meus colegas de trabalho, principalmente os meus chefes, por conseguirem aprovar o custeio de todo o processo, e por me darem tempo para estudar. A Dimension Data realmente foi uma mãe!!! Poucas empresas fariam isso por seus funcionários, sendo que ela nem precisa de um novo CCIE na companhia, por conta da auditoria da Cisco (é claro que para uma integradora, quanto mais melhor). E agradeço muito o pessoal da área que seguraram as pontas fodamente enquanto o bonitão aqui ficava estudando! ehauehauehaue
Agradeço os clientes, um em especial que me emprestou um roteador para que eu pudesse estudar! Roteador este que foi fundamental para que eu pudesse utilizar o lab remoto da Proctor Labs. E aos demais clientes (todos!) por sempre estarem torcendo por mim e me incentivando.
Ao pessoal que se preparou para a prova junto comigo (ainda que alguns nem consigam ler essa mensagem em Português! hahaha!), ao Vik Malhi, instrutor da IP Expert (FODA!). Aos leitores do blog, que para a minha surpresa, descobri que eram muitos! Bom, não muuuuitos, mas mais do que eu imaginava. E a todos os amigos que fizeram parte desse projeto.
E finalmente agradeço a minha mãe, que infelizmente não está mais aqui para presenciar esse momento, mas certamente estaria bastante orgulhosa do filho. E orgulhosa de si mesma, por ter quase que me obrigado a fazer um tal cursinho de Net Academy para uma tal certificação de uma tal empresa chamada Cisco em meados de 2002. Quem diria que isso iria me levar tão longe! hahaha
É isso aí galera, agora é relaxar e voltar a vida normal. Amanhã, ou hoje, ou algum outro dia eu posto mais sobre a minha preparação. Pretendo continuar com o blog, porém não mais focado na prova em si... espero que o que eu tenha postado até hoje ajude alguém no seu CCIE.

Valeu!!

Bruno Nonogaki, CCIE #37170

8 comentários:

  1. Sem palavras.... vc merece muito!
    A gente tem pouco contado mas sempre me ajudou qdo precisei!!!
    Fico feliz por ti e agora é a minha vez de estudar...
    Acho q ainda vo te atrapalhar mto ainda pedindo umas dicas e ajudas para a prova!!
    Grande abraço,
    Henrique Maia Moura!

    ResponderExcluir
  2. Cara meus Parabéns !!!!! tenho acompanhado seu blog e divilguei para alguns amigos meus também !!!!! Parabéns mesmo !!!! o resultado não poderia ser outro !!!!!!
    me add no Facebocck para mantermos contato:

    http://www.facebook.com/sidnei.passos.1?ref=tn_tnmn

    Abs !!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo sucesso cara, seu post de agradecimento foi muito inspirador. Acabei de terminar o CCNP Voice e aspiro o CCIE Voice. Conheci a pouco tempo o seu blog por pesquisas no google sobre QoS.

    Parabéns pelo blog, é muito bom mesmo e novamente parabéns pela conquista, muito sucesso para você!

    ResponderExcluir
  4. I did read your post, so you are welcome. Hahaha Happy New Year my friend!

    Falou!

    ResponderExcluir
  5. hahahaha! Did you understand it?
    Happy New Year, marica! See you on CCIE Video Bootcamp!!! Nooooooo!!!

    ResponderExcluir