segunda-feira, 14 de maio de 2012

Primeiro lab remoto

Nesse final de semana fiz os meus primeiros labs remotos da ProctorLabs (Lab1, Volume 2 do IPExpert). E achei interessante compartilhar aqui o resultado. Como toda "primeira vez", estava meio atrapalhado... fui bem mal no sábado, não consegui terminar toda a prova e fiquei meio perdido algumas horas. Despesperante! Eu li o lab, sabia mais ou menos o que tinha que fazer, mas não consegui organizar os meus pensamentos de forma a bolar uma estratégia para atacá-lo.
Todo mundo fala que tem que ser rápido, não pode perder tempo e bla bla bla, então eu tentei fazer tudo o mais rápido que pude. Tipo, vou configurar um telefone no CUCM? Então já buscava na prova todos os requisitos para configurar o telefone de forma que eu tivesse que entrar na tela de config dele apenas uma vez! Então eu ía alternando entre as questões, tentando otimizar o meu tempo, e no final me perdi todo, não sabia direito o que tinha feito, o que faltava... foi um lixo.
Aí pensei... "não é possível... não pode ser assim que as pessoas otimizam o tempo! A não ser que você consiga organizar o seu raciocínio de uma maneira completamente foda".

Resolvi ver alguns comentários na Internet, mais especificamente esse post aqui do Vik Malhi: http://blog.ipexpert.com/2011/01/03/the-big-day-hour-1/

Recomendo fortemente a leitura! Com uma frase ele me entender o meu erro... "Walk before you can run". É isso! Não adianta você começar a prova já pensando como o Phone 1 do HQ vai apresentar o ANI em uma chamada de emergência, se você nem tem ainda o seu Phone 1 registrado! O importante é manter a calma, e se organizar. Se tiver que voltar na config do telefone para mudar uma CSS, tudo bem! Você num vai perder mais do que 15 segundos nisso... Percebi que não adianta economizar tempo com coisas idiotas como essas. Claro, tem coisa que é mais simples, então da pra ganhar uns minutinhos... tipo, configuração dos Softkeys templates, Phone Button templates, Service Parameters... isso só de vc ler a prova uma vez já da pra ter uma idéia do que você vai precisar alterar. Então faça uma vez só. Mas coisas mais complexas, principalmente as que envolvem Dial Plan, eu iria com mais calma.

Bom, o resultado do segundo lab (que eu acabei de acabar) foi bem melhor. Fiz novamente o Lab 1 (que acredito que seja mais facinho que os outros mesmo), e consegui acabar em 5h30. E ainda sobrou umas 2h pra revisar tudo e 15 minutos pra tomar banho! hauhauhau
Isso num lab real estaria ótimo! Claro, fazendo pela segunda vez eu já estava bem mais familiarizado com ele e tudo mais, mas mesmo assim fiquei satisfeito com o progresso.
Ao contrário da minha primeira tentativa, fiz a prova com mais calma e adotando a estratégia "technology-based approach", isto é, resolvendo as questões separando por assuntos (call routing, qos, high availability, ...). Acho que é bem mais fácil de você não se perder com essa estratégia. Tem gente que prefere o método device-based (http://www.youtube.com/watch?v=c1OKIJDDcaE), que é realmente bem interessante, só que acho que é muito fácil para você acabar se perdendo.

Comecei a prova da seguinte forma:
1. Infraestrutura e registro de devices: Faça isso o mais rápido que puder, porque é a parte mais fácil da prova
2. QoS: Acho melhor fazer no começo, porque se você zoar a sua WAN no final da prova, já era!
3. Call Routing: Depois de terminar Call Routing, você tira um peso das costas, e o resto flui mais fácil.


É isso aí, conforme eu for fazendo mais labs, vou colocando aqui o que aprendo com eles com relação a estratégia. Às vezes é a estratégia que define o seu sucesso ou fracasso.

E pra fechar o post, uma fotinha do meu home-lab, agora com telefones coloridos! hehehe
E feliz dia das mães! Graças à minha que estou aqui atrás desse desafio... quem diria, há 10 anos a minha mãe me incentivava a fazer o curso da Net Academy e hoje estou aqui estudando para um CCIE. Mãe sabe o que faz mesmo... hehehe


Ah, ontem lendo outros blogs, vi esse aqui do Matthew Berry (o cara do device-based approach):
http://ciscovoiceguru.com/548/ccie-voice-lab-strategy/
Ele diz: "make a commitment to keep an online blog"! uhu, acho que estou no caminho certo! hauhauhauhua...


Um comentário: