quinta-feira, 10 de maio de 2012

CME Call Blocking

Uma feature muito útil no CME é o Call Blocking. Com essa feature, podemos definir patterns que podem ser bloqueadas pelo sistema em alguns horários... Por exemplo, eu posso fazer com que o sistema bloqueie chamadas DDI nos finais de semana. E o melhor de tudo é que para configurar é meia dúzia de comandinho... às vezes me pergunto por que diabos algumas features tão legais do CME não são implantadas no CUCM. Para fazer isso no CUCM precisamos criar os Time Schedules, Time Periods, criar Partitions, criar Translation Patterns, ordenar a partition nas Calling Search Spaces... mó trabalho! E no CME se faz com alguns comandos...
Enfim, vamos lá. Para configurar os bloqueios, faremos tudo dentro de telephony-services (mas vai funcionar também para telefones SIP)... Então, pegando até um exemplo de um dos labs do IPExpert, digamos que eu queira permitir que os usuários façam chamadas internacionais (Pattern 900T) apenas de Segunda a Sexta das 7h às 19h, e aos sábados das 7h às 13h. Fora disso, essas chamadas devem ser bloqueadas. Para isso, fariamos o seguinte:

telephony-service
 after-hours block pattern 1 900   ! -- Primeiro definimos a pattern
                                   ! -- a ser bloqueada
 after-hours day Sun 12:00 07:00   ! -- E depois criamos os horários
 after-hours day Mon 19:00 06:59   ! -- de bloqueio.
 after-hours day Tue 19:00 06:59
 after-hours day Wed 19:00 06:59
 after-hours day Thu 19:00 06:59
 after-hours day Fri 19:00 06:59
 after-hours day Sat 13:00 12:00

A sintaxe do comando que define os horários de bloqueio é:
after-hours day <Dia da Semana> <Horario de Inicio> <Horario de Fim>
Quando o horário de fim for menor que o horário de início, como no exemplo, ele considera o dia seguinte. Então nesses casos o bloqueio vai até às 06h59 do dia seguinte. 07h em ponto o bloqueio deixa de valer.
Uma outra forma de configurar os horário de bloqueio é com o comando:
after-hours date <Mes> <Dia> <Horario de Inicio> <Horario de Fim>
Dessa forma, conseguimos definir uma data recorrente de bloqueio, ideal para feriados. Tipo:
after-hours date dec 25 0:00 23:59  ! -- Aplica o bloqueio no Natal

Até aqui tudo tranquilo, né? Mas e se um diretor está no escritório de noite e precisa fazer uma chamada internacional? Para isso existe as opções de Call Blocking Override, isto é, podemos definir algumas formas de certos usuários passarem por cima desse bloqueio:

1. PIN Code
É possível criarmos um PIN Code que fará o override do Call Blocking. No exemplo abaixo, o meu PIN será 1234.
telephony-service
 after-hours override-pattern 1234
Feito isso, quando um usuário discar o número bloqueado com um 1234 na frente, o Call Blocking não terá efeito. Então ele deverá discar 1234 + número internacional (900T) para efetuar a chamada. Isso funcionará independente do ramal, quem souber a senha vai conseguir fazer...

2. Liberação por telefone
Digamos que não queremos criar um PIN global, pois depois de 2 dias todo mundo já sabe o esquema. Então podemos configurar a liberação por telefone, e aplicamos apenas nos usuários mais críticos:
ephone X
 after-hours exempt  ! -- Libera o ephone dos bloqueios

3. Liberação temporária
E agora vamos ao nosso terceiro caso. Digamos que agora não querem que o telefone do pessoal mais crítico fique liberado o tempo todo. Eles querem que seja liberado apenas através de um PIN, e que o login fique ativo por um tempo limitado. Para isso configuramos o seguinte:
telephony-service
 login timeout 180 clear 22:00  ! -- O PIN ficará ativo por 180  
                                  -- minutos, e às 22h os logins  
                                  -- serão liberados -- !
ephone X
 pin 12345

Agora nessa situação, o usuário vai precisar apertar o botão Login nos Softkeys do telefone e digitar o seu PIN individual. Feito isso, o telefone vai estar liberado para fazer as chamadas bloqueadas por 3 horas, sendo que às 22h todos serão deslogados.


E agora que está tudo esclarecido sobre Call Blocking e Override no CME, nos passaram mais um requisito. Querem que especificamente a rota 900T nunca seja liberada através dos PINs (situação 1 e 3). E agora? Para isso, adicione o parâmetro 7-24 no seu comando de block pattern:

telephony-service
 after-hours block pattern 1 900 7-24
Assim, essa rota estará sempre bloqueada, exceto para quem tiver o after-hours exempt configurado no ephone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário