domingo, 20 de maio de 2012

Unity Connection - Integrações com o CUCM

Na parte de Messaging da prova, o blueprint aborda dois produtos: Cisco Unity Connection e Cisco Unity Express. Com eles, existem 6 formas possíveis de integração a serem testadas:
1. Unity Connection + Call Manager usando SCCP
2. Unity Connection + Call Manager usando SIP
3. Unity Connection + Call Manager Express usando SCCP
4. Unity Connection + Call Manager Express usando SIP
5. Unity Express + Call Manager usando JTAPI
6. Unity Express + Call Manager Express usando SIP

Hoje eu vou falar sobre as duas primeiras, que envolvem o Unity Connection com Call Manager.

1. Unity Connection + Call Manager usando SCCP

Essa é a integração que a gente mais faz no dia-a-dia. É bem provável inclusive que ela já venha pronta na prova, e você só tenha que fazer um troubleshooting para descobrir o que tem de errado. De qualquer forma, é bom saber bem como se faz essa integração, porque pode te garantir uns pontinhos de graça na prova.
Vamos começar pela parte do Call Manager. Basicamente aqui a gente vai ter que criar as VM Ports e colocá-las num Line Group. Associamos o Line Group a uma Hunt List e a Hunt List a um Hunt Pilot. Depois criamos os MWI, o Voice Mail Pilot e o Voice Mail Profile! Parece que é um monte de coisa, mas dá para fazermos tudo em menos de 5 minutos.

1.1. Voice Mail Port Wizard
O Wizard (Voice Mail >> Cisco Voice Mail Port Wizard) é guia para a criação das VM Ports. Com ele, podemos criar todas as portas de uma vez e associá-las a um Line Group automaticamente. Os passos desse Wizard são:
a. Escolher se você quer criar uma nova integração, adionar portas a uma integração já existente ou deletar portas. No caso, vamos criar uma nova integração.
b. Escolher um nome para as portas. Esse nome tem que bater com o que você vai configurar depois na Unity Connection, então anote o que você colocar. Recomendo usar o default: CiscoUM1.
c. Informar o número de portas que será criado. Isso vai depender da sua licença, se for na vida real, ou do enunciado da questão, se for na prova. O número de portas define a quantidade de acessos simultâneos que a Unity Connection vai suportar.
d. Configurar a porta. As informações principais que você deve se atentar são: Device Pool, Calling Search Space, AAR CSS e Location.
e. Configurar os DNs. As informações principais que você deve se atentar são: Beginning Directory Number, Partition, Calling Search Space, AAR Group e External Phone Number Mask (em caso de cair AAR na prova, não esqueça de preencher isso aqui!). O Beginning DN vai definir qual será o seu range de ramal para as VM Ports, baseado na quantidade de portas que você definiu lá em cima... ele vai alocar os ramais sequencialmente a partir desse beginning directory number.
f. Configurar o Line Group. Aqui ele vai perguntar se você quer criar um novo line group, adicionar as portas a um line group já existente ou criar o line group manualmente depois. Vamos criar um novo Line Group.
g. Dar um nome para o Line Group. Qualquer nome...
h. Confirmar as informações que serão adicionadas. Se clicar em Next, ele já vai aplicar as alterações.
i. Resumo do que foi criado.

1.2. Line Group, Hunt List e Hunt Pilot
Agora que você já tem um Line Group criado com as suas VM Ports dentro, vamos associá-lo a uma Hunt List, que por sua vez será associada a um Hunt Pilot:
a. Call Routing >> Route/Hunt >> Hunt List: Crie uma nova Hunt List e associe o Line Group criado no Wizard. Marque a opção "For Voice Mail Usage".
b. Call Routing >> Route/Hunt >> Hunt Pilot: Crie um novo Hunt Pilot e associe o Hunt List criado acima. O Hunt Pilot será o número de acesso ao Voice Mail. Denovo, se você for ter que configurar AAR, não esqueça de colocar o AAR Group e External Phone Number Mask!

1.3. MWI, VM Pilot e VM Profile
O resto da integração, teremos que seguir manualmente, sem um Wizard. Mas é pouca coisa:
a. Voice Mail >> Message Waiting Numbers: Aqui definiremos o MWI, que é o alerta no telefone indicando que há uma nova mensagem no correio de voz. Será um ramal para On (ligar o alerta) e um ramal para Off (desligar o alerta) que a Unity Connection utilizará para acender e apagar a luzinha nos telefones.
Adicione os dois ramais e guarde esses números, pois precisaremos deles mais tarde. Atenção: O MWI também tem Partition e CSS. Os ramais devem ter acesso a ele, e ele deve ter acesso aos ramais. Se você tiver configuração de IPMA, a CSS do MWI deve ter acesso ao ramal do chefe!

b. Voice Mail >> Voice Mail Pilot: Colocamos aqui o VM Pilot (que tem que ser o mesmo número do Hunt Pilot criado acima). Basicamente, ele é um "Speed Dial" para o Hunt Pilot para quando você pressionar o botão Messages do telefone.
c. Voice Mail >> Voice Mail Profile: No Voice Mail Profile amarramos o Voice Mail Pilot e colocamos (ou não) uma máscara.
Digamos que você tenha 2 sites pendurados nesse cluster: Site A e Site B. O Site A usa um Unity Connection com o VM Pilot 5000 e o Site B usa um Unity Express com o VM Pilot 2000. Quando um telefone do Site A pressionar a tecla Messages, ele tem que ser mandado para o seu Voice Mail na Unity Connection, enquanto o usuário do Site B, quando pressionar o mesmo botão no seu telefone, tem que ser mandado para o seu Voice Mail na Unity Express. Para essa situação, teríamos que criar dois Profiles diferentes, um para cada site, e cada profile teria associado o VM Pilot correspondente.
Outra finalidade do VM Profile é a seguinte: Imagine que o seu ramal no CUCM é 5001. Mas por algum motivo, o seu ramal na Unity Connection teve que ser criado no formato 5511XXXX (tipo 55115001)... talvez por um problema de ramais duplicados, sei lá. Mas nesse caso, como o seu ramal no CUCM é diferente do seu ramal na Unity, teriamos que colocar uma máscara no Voice Mail Profile: 5511XXXX. Assim, quando você fosse acessar o Voice Mail, o CUCM enviaria para a Unity os digitos 55115001 e não 5001.

1.4. Ramais e Usuários
Só precisamos fazer mais duas coisas no CUCM:
a. Nos ramais que terão Voice Mail, marque o desvio para o Voice Mail nos casos de busy e no answer... e talvez no unregistered também, dependendo do que for pedido na prova.
b. Crie um End User para cada usuário, associe o Device (ou Device Profile em caso de Extension Mobility), e preencha o campo Primary Extension. Sem ele preenchido, a Unity não vai enxergar esse usuário na hora da importação.

1.5. Unity Connection: Phone System
Finalmente vamos para a Unity Connection:
a. Telephony Integration >> Phone System: Utilize o Phone System default já existente.
b. Vá em Edit >> Cisco Unified Communications Manager AXL Servers: Coloque os IPs dos CUCMs, e porta 443 (SSL). Cuidado para não deixar a porta 0, que é a default. Coloque o usuário e senha de admin do Call Manager (ou algum outro que tenha permissão de AXL).
c. Volte na tela inicial do seu Phone System, e clique em Add Port Group, em Related Links, no canto superior direito da tela.

1.6. Unity Connection: Port Group
a. Dê um nome para o seu Port Group (default: PhoneSystem-1)
b. Em Device Name Prefix, você vai colocar o mesmo que definiu lá em cima no Wizard. Mas atenção, o nome tem que ter um "-VI" na frente... maluquisses da Cisco. Então, como o nome que definimos foi CiscoUM1, o Device Name Prefix vai ser CiscoUM1-VI. Isso é clássico de cair na prova para resolver problema de integração...
c. Preencha os MWI Extensions de acordo com o que você configurou antes.
d. Coloque o IP do CUCM.
e. Volte na tela inicial do Port Group, e vá em Edit >> Servers. Preencha os dados do seu CUCM.
f. Volte na tela inicial do Port Group, e clique em Add Ports, no canto superior direito.

1.7. Unity Connection: Ports
Ta acabando... aqui apenas defina a quantidade de portas, de acordo com o que você colocou no Wizard. E pronto! Você deve conseguir já ver as suas Voice Mail Ports registradas no CUCM. Se não tiverem registrando, um bom passo para começar o troubleshooting é ir em Phone System, e depois em Check Telephony Configuration em Related Links, no canto superior direito.


1.8. Unity Connection: Import Users
Agora é só ir em Tools >> Import Users, e importar os usuários criados no CUCM. Talvez antes disso você queira mudar o seu User Template, definir um PIN inicial e tudo mais.


2. Unity Connection + Call Manager usando SIP
Muito mais rápido!!!

a. No CUCM, crie um SIP Trunk Security Profile: System >> Security Profile >> SIP Trunk Security Profile. Esse profile deve ter marcado Accept Replaces Header, Accept Out-of-Dialog REFER, Accept Unsolicited Notification.
b. Crie um SIP Trunk para a Unity Connection, usando esse profile acima. No SIP Trunk, marque a opção Redirecting Diversion Header Delivery - Outbound
c. Crie uma Route Pattern apontando para o SIP Trunk. Essa Route Pattern será o seu Voice Mail Pilot.
d. Em Voice Mail Pilot, coloque o número que você configurou na Route Pattern.
e. Na Unity Connection, vá em Telephony Integrations >> PhoneSystem e configure do mesmo jeito que fizemos antes. Depois clique em Add Port Group.
f. No Port Group, selecione SIP no Port Group Template. E em IP Address or Hostname, coloque o IP do CUCM. Em Edit >> Servers, coloque as informações do seu CUCM também.
g. Clique em Add Ports, e coloque o número de portas que você quer configurar.
h. E só! Não precisa de Wizard nenhum, nem Voice Mail Ports, nem MWI Extensions, nada disso!


3. Configurando o botão Messages do telefone
Pelos labs da IP Expert, vi que eventualmente podem ter apagado o serviço do botão de Messages do seu telefone, e você tem que saber recriá-lo. Sem esse serviço, quando você aperta o botão de Messages não acontece nada. Uma puta falta de sacanagem cair isso na prova...
Bom, para recriar, ou você faz na mão (em Device >> Device Settings >> Phone Services), ou você faz via linha de comando por uma query SQL. Se for fazer na mão, tem que lembrar que a URL é Application:Cisco/Voicemail, o Service Type é Messages, e a categoria é XML. E marque Enterprise Subscriptions também. 
Caso não queria lembrar de tudo isso, é só entrar no Release Notes da versão 7.0(1) do CUCM (que você terá acesso na prova) e dar um search por "Voicemail". Lá tem uma query para ser executada via console:
run sql insert into telecasterservice (pkid,Name,NameASCII,Description,URLTemplate,tkPhoneService,EnterpriseSubscription,Priority) values('ca69f2e4-d088-47f8-acb2-ceea6722272e','Voicemail','Voicemail','Voicemail','Application:Cisco/Voicemail',2,'t',1)  
Aplique isso, dê um boot nos phones e já era.

Nenhum comentário:

Postar um comentário