Agora chega no CME e é "totalmente" diferente... tem as cor customs, cor lists, aplicamos como incoming em alguns lugares, outgoing em outros... uma zona! As explicações nas documentações da Cisco dizem que um ramal vai conseguir acesso a uma dial-peer caso o corlist do ramal seja um superconjunto (lembram disso?) da corlist da dial-peer. Não muito didático, né?
Bom, mas se pararmos para analisar, no CUCM também o ramal só vai conseguir ver uma pattern caso a sua Calling Search Space contenha a partition da rota. Ou seja, a CSS é um superconjunto do conjunto de partitions atribuídos a uma pattern. A diferença é o conjunto de partitions atribuído a uma pattern é formado por uma única partition. O que podemos concluir disso é que uma analogia entre Partitions/CSS do CUCM com Cor Lists do CME é totalmente plausível.
No CME, aplicamos os cor lists nas dial-peers (lembrando que quando criamos um ephone-dn, na realidade estamos criando uma dial-peer virtual para aquele ramal). E as cor lists possuem direção: incoming e outgoing. É só se colocar no lugar do roteador... quando a chamada vem de um ramal, ela é incoming. E quando sai para uma rota, ela é outgoing. Então geralmente aplicamos como incoming no ephone-dn (dial-peer de entrada) e como outgoing na pots dial-peer de saída.
No lado incoming, é o ephone-dn querendo fazer uma chamada. Então podemos considerar a cor list incoming como uma Calling Search Space.
E no lado outgoing, é a rota se bloqueando ou não para um ramal. Então podemos considerar a cor list outgoing como uma Partition.
Pronto, montamos a nossa analogia com o CUCM.
Obs: Essa não é a analogia/explicação que a Cisco usa nas documentações! Essa aqui é um pouco diferente e eu bolei de forma que eu pudesse lembrar melhor... se você nunca viu isso antes, sugiro ler as documentações da Cisco antes para ver como eles tratam oficialmente o assunto.
Bom, vamos ver um exemplo:
Digamos que tenho dois ramais criados no CME: ephone-dn 1 e ephone-dn 2. O 1 vai ter acesso a chamadas locais, e o 2 vai ter acesso a chamadas locais, DDD e DDI. Como podemos fazer isso?
1. Declarando a cor custom
Primeiramente precisamos declarar a nossa lista de cor custom. A Cisco faz uma analogia dessa lista com as Partitions, mas eu prefiro não encarar elas dessa forma. Basicamente aqui vamos definir algumas nomenclaturas para identificar cada tipo de chamada que queremos bloquear ou liberar. No caso, local, DDD e DDI.
dial-peer cor custom
name local
name DDD
name DDI
2. Criando a cor list de saída
Agora vamos criar as cor lists. Vou separar em duas etapas: as cor list de entrada e as cor list de saída. Mas em termos de comando, é a mesma coisa. Vou separar apenas para ficar mais fácil de entender. As nossas cor lists de saída funcionarão como Partitions, pois elas que vão bloquear ou liberar a rota para um ramal.
dial-peer cor list PT-Local
member local
dial-peer cor list PT-DDD
member DDD
dial-peer cor list PT-DDI
member DDI
Dentro de uma cor list, eu posso colocar vários members, como veremos adiante. Porém, para as cor list de saída, vamos deixar 1 member só. Lembra que eu falei que no CUCM "o conjunto de partitions atribuído uma pattern é formado por uma única partition". Então, é a mesma coisa... o conjunto de members atribuído a uma cor list de saída é formado por um único member.
3. Criando a cor list de entrada
E agora vamos criar as cor list de entrada, que serão as nossas "Calling Search Spaces". No CUCM a CSS só vê a rota quando a partition da rota estiver dentro da CSS, certo? Aqui é a mesma coisa. A cor list de entrada só vai ver a cor list de saída quando o member da cor list de saída estiver dentro da cor list de entrada. Portanto:
dial-peer cor list CSS-Local
member local
dial-peer cor list CSS-DDD
member local
member DDD
dial-peer cor list CSS-DDI
member local
member DDD
member DDI
Veja que por enquanto apenas criamos as cor lists. Não há nada ainda diferenciando elas entre uma cor list de entrada e uma cor list de saída, exceto pela nomenclatura.
4. Aplicando na dial-peer de saída
Agora que temos tudo criado, vamos aplicar nas dial-peers. Primeiramente nas de saída.
O que faremos a seguir será como se estivéssemos atribuindo uma Partition a uma rota, como no CUCM.
dial-peer voice 1 pots
description *** Chamadas de Emergencia ***
destination-pattern 019.
port 0/0/0:15
forward-digits 3
dial-peer voice 10 pots
description *** Chamadas Locais ***
destination-pattern 0[2-9].......
port 0/0/0:15
corlist outgoing PT-Local
dial-peer voice 11 pots
description *** Chamadas DDD ***
destination-pattern 0[0][^0][^0][^0][^0][2-9].......
port 0/0/0:15
corlist outgoing PT-DDD
dial-peer voice 12 pots
description *** Chamadas DDI ***
destination-pattern 0[0][0]T
port 0/0/0:15
corlist outgoing PT-DDI
Repare que a dial-peer de chamadas de emergência não possui corlist. Logo, ela não é bloqueada.
4. Aplicando na dial-peer de entrada
Agora vamos aplicar nas dial-peers de entrada. No caso, nos ephones-dn.
O que faremos a seguir será como se estivéssemos atribuindo uma Calling Search Space a um ramal.
ephone-dn 1 dual-line
number 1000
corlist incoming CSS-Local
ephone-dn 2 dual-line
number 1001
corlist incoming CSS-DDI
ephone-dn 3 dual-line
number 1002
E agora esse ephone-dn 3 que num tem nenhuma corlist associada? Pois é... isso é diferente do CUCM. Quando não há nenhuma corlist na dial-peer de entrada, ela por padrão tem tudo liberado. Logo, esse phone conseguiria fazer Local, DDD e DDI! Para bloquear esse ramal, poderíamos criar uma cor list de entrada vazia e aplicar ao ephone:
dial-peer cor list CSS-Block
ephone-dn 3
corlist incoming CSS-Block
E se quisermos fazer o ephone-dn 4 não conseguir ligar internamente para o ephone-dn 5? Aí poderiamos fazer assim:
dial-peer cor custom
name ephone5
dial-peer cor list PT-Ephone5
member ephone5
dial-peer cor list CSS-Ephone4
ephone-dn 4 dual-line
number 1004
corlist incoming CSS-Ephone4
ephone-dn 5 dual-line
number 1005
corlist outgoing PT-Ephone5
Denovo, para saber quando é incoming e quando é outgoing, coloque-se sempre no lugar do roteador. No exemplo acima era uma chamada vinda do ephone-dn 4 para o ephone-dn 5. Logo, o 4 é incoming e o 5 é outgoing.
Nenhum comentário:
Postar um comentário