quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Diego Nóbrega, CCIE #41728

Uma coisa é passar no CCIE, e outra coisa é passar no CCIE com um turbilhão de coisas acontecendo na sua vida pessoal. Realmente, o que o Diego fez é para poucos. Quando o mundo inteiro parecia estar indo contra ele, ele levantou a cabeça, e sempre com muito bom humor deu um tapa na cara dos problemas, e uma voadora na nuca dos desafios.
Acompanhei a saga do Diego do começo ao fim. Foram muitas conversas, muitos desabafos, muitos rabiscos no quadro, e até "empurradas" de leve! hehehe... Vi ele 100% focado e confiante, e vi também ele quase desistindo da porra toda e largando tudo para o alto.
Quando recebi a notícia de que ele havia passado, fiquei realmente muito feliz. Foi como se eu mesmo tivesse passado... Mentira!!! Nem foi tão da hora assim! ehuaheuaheuhauea... Mas foi realmente uma notícia que me deixou muito contente e aliviado. Até porque tava foda estar com um engenheiro a menos no time! hahahaha
Diegão, parabéns cara! Sei o quanto foi difícil, não só pela prova em si, mas por tudo que você passou nesse 1 ano. Espero que esse sacrifício te traga bons frutos daqui pra frente.

################################################################################

Antes de qualquer coisa...
Obrigado!!! Obrigado Deus, filhos, família, amigos e à Dimension Data!

Acho que os fatores cruciais para minha aprovação foi o apoio incondicional que tive (simplesmente de todo mundo), determinação e força de vontade. Minha jornada para o CCIE Voice teve início no final de Novembro de 2012, quando fui sinalizado pela Dimension Data quanto ao apoio nesta empreitada, neste momento, aproveitei a promoção do Black Friday e reservei minha vaga pro bootcamp com o VIK no IPExpert.

Utilizei todo material do IPExpert como base dos estudos e também o Blog do Bruno. Comecei assistindo aos videos do Vik, bem conceitual, mas eu já havia alterado minha rotina, minha vida era dentro do Laboratório da Dimension Data que ficou exclusivo para meu uso.

Após assistir a todos os videos e ter muitas anotações, parti para o WorkBook I, fui fazendo os labs, testando funcionalidade por funcionalidade, a cada dia que passava me sentia mais satisfeito com meu desenvolvimento e via quao grande era o abismo entre o nível "Professional" e "Expert", mas eu sabia que esse abismo ia se tornando cada vez menor a cada dia que passava. Tive o apoio muito próximo do Bruno, que sempre arrumava um tempinho pra tirar as dúvidas que surgiam (o blog também está bem rico de informações e tem uma leitura agradável).

O proximo passo foi partir pro Workbook II e já de olho nos labs do BootCamp. Eu simplesmente treinava todos os dias, sem folga, sem carnaval, sem pascoa, sem nada, meu foco era total nos labs mas ainda estava muuuito lento, mesmo confiante tecnicamente, sabia que velocidade era crucial pro exame e esse era meu gap naquele momento.

Fui pra San Jose para participar do BootCamp (Maio) e posso dizer que me deu uma visão mais clara sobre o formato da prova, o Vik é foi muito atencioso e sempre entrou em detalhes dos tópicos abordados no blue print, realmente vale muito a pena. Além do Vik, foi lá que conheci o Evandro Nunes (finado), por coincidência estavamos no mesmo hotel e passamos quase 20 dias lado a lado, trocavamos idéia direto, davamos risada de monte e ele se mostrou uma grande pessoa.
A primeira tentativa foi tensa de mais, o relógio foi o pior inimigo e falhei (dentro do esperado).

Retornado ao Brasil parei de fazer lab durante uma semana para poder digerir tudo que passei nos seis meses de preparação. Passado mais 10 dias vem a notícia...meu relacionamento de quase doze anos e dois filhos tinha ruído... minha casinha caiu. Foi FODA!!! Foram noites e noites sem sono e já tinha marcado novamente a prova. Em meio a tanta porrada veio a notícia que o Evandro havia sido aprovado. PQP!!! Ele me ligou, comemoramos, chorei minhas pitangas e ele me disse pra não desistir e fazer isso pelos meus filhos. Aos poucos e com ajuda da minha família, filhos e amigos fui me recompondo... até que... recebo a notícia que o Evandro havia passado mal e falecido. Mais um baque! Mesmo com os revés, tentei manter o foco; tentei fazer lab mas a cabeça num tava ajudando.
Dei o meu melhor (dentro do possível) e parti pra RTP em Setembro, pra segunda tentativa. Novamente um revés, mas eu estava preparado pra paulada.

Voltei para o Brasil e até pensei em desistir, mas meus amigos, minha família e meus filhos me deram muuuuita força.
Com a ajuda de todos superei as porradas, reagendei a prova e voltei a fazer lab, só que desta vez num ritmo frenééético, a rotina era realmente pesada, mas em compensação eu estava rápido e muito consistente. Apesar de ser minha última tentativa nesse blue print, minha confiança era muito grande.

Parti novamente pra RTP, fui com um amigo e dividimos o hotel. A companhia foi importante pra poder tirar um pouco o foco e tensão pré prova.
Chegado o grande dia! Fui pra Cisco bem tranquilo e só mentalizava que eu tinha que manter o foco e seguir minha abordagem pra prova.

Abri minha prova e fui preenchendo minhas tabelas. Estava muito preparado. Mandei bala e tentei fazer o máximo possível antes do almoço. Saí pra almoçar e não faltava muito para terminar, só um detalhe, do nada meu Pub estava inacessível e o proctor teve de intervir. Travei!!!

Voltei do almoço e o proctor resolveu o problema com o PUB. Nesse momento pensei... é o meu momento... Finalizei o lab e voltei em item por item, virgula por virgula, corrigi os detalhes e testei td novamente.
Ufaaa... apesar do cansaço tinha certeza que dei o meu melhor e teria minha vida de volta.

Voltei ao hotel e a primeira coisa que fiz foi dar um F5 kkkkk. Fui jantar, jogar conversa fora e tals e voltei pro hotel e mais um F5...PQP que angústia.
Estava exausto e apaguei. Acordei 7:30 e da-lhe F5, F5, F5 e nada de e-mail. Acessei a página da Cisco e apareceu algo diferente do usual...Pass!!!
Desloguei do portal e desliguei meu PC. Mesmo tendo visto o Pass fiquei pensando "será que ví certo?"

Compartilhei as novidades com todos! Mãe, Bruno, todo mundo do trampo, meus amigos, minha namorada (pois é, esqueci de comentar que nesse meio tempo conheci uma mulher maravilhosa que também me ajudou muito e continua me ajudando), mas o melhor foi quando pude falar com minha filha.

Ela perguntou como eu estava e tals e na sequência ela mandou... Pai você passou???
Respondi que sim e ela não parou de comemorar...

PQP tem coisa que é impagável!!!

Novamente só tenho a agradecer a Deus e todos que me cercam! Sozinho eu jamais teria conseguido!

Pra quem pretende encarar esta guerra, deixo uma dica:
- Esteja preparado para as baixas e cicatrizes pós guerra.
- Não compre essa briga sozinho.
- Enjoy your journey


<3<3<3<3<3<3
Abs,

Diego Nóbrega

################################################################################

Um comentário:

  1. Força Brasil zil zil zil - Seja bem vindo ao grupo Diego e espero depois postar resumidamente minha saga :) . Forte Abraço.

    ResponderExcluir