sábado, 19 de outubro de 2013

Horario de verão

É galera, chegamos a mais um fatídico terceiro domingo do mês de Outubro. E o que isso quer dizer para as pessoas que trabalham com TI no Brasil: Horário de Verão! Ê delícia... quantos finais de semana não tive que ficar trabalhando, vendo se os telefones iam subir com o horário certo, ou se teria que mudar o horário na mão. Era sempre aquele plantão que ninguém queria pegar.

Por causa disso, resolvi fazer um post totalmente off topic sobre o horário de verão no Brasil.

Afinal, tem como saber previamente se o meu CUCM vai mudar de horário na data certa ou não?
Sim! E é muito fácil!

Dê um SSH no seu CUCM e rode o comando:

run sql select * from typetimezone

Esse comando vai listar todos os time zones do CUCM, incluindo as informações do summer time, direto da base de dados. Para buscarmos apenas o de São Paulo, podemos filtrar pelo campo enum:
run sql select * from typetimezone where enum=17

Esse será o output (cole num notepad, e desabilite o Word Wrap):

enum name              description          moniker                    bias stddate             stdbias dstdate              dstbias abbreviation legacyname                      
==== ================= ==================== ========================== ==== =================== ======= ==================== ======= ============ =======================================
17   America/Sao_Paulo (GMT-03:00) Brasilia TIMEZONE_AMERICA_SAO_PAULO 180  0/2/0/3,00:00:00:00 0       0/10/0/3,00:00:00:00 -60     BST          E. South America Standard/Daylight Time

O importante aqui é vermos os campos stddate e dstdate, que informam, respectivamente, o dia/hora que acaba o horário de verão, e o dia/hora que inicia.

No caso acima, temos:
stddate = 0/2/0/3,00:00:00:00
dstdate = 0/10/0/3,00:00:00:00

Não tenho certeza sobre os dois primeiros 0s. Talvez indique o dia da semana, sendo 0 = domingo. Not sure... se alguém souber, comenta aí. Mas o importante (pelo menos no Brasil) são os valores em vermelho. O primeiro é o mês e o segundo é a semana. Ou seja, nesse caso acima, o horário de verão acabará no terceiro domingo de fevereiro e começará no terceiro domingo de outubro.

Assim você já pode de antemão saber se vai ter que alterar algo na mão ou não.

E para os voice gateways, eu sempre uso os seguintes comandos:

clock timezone BRST -3
clock summer-time BRDT recurring 3 Sun Oct 0:00 3 Sun Feb 0:00

Isso porque no Brasil o horário de verão sempre começa no terceiro domingo de Outubro e acaba no terceiro domingo de Fevereiro. Se não me engano, a fixação dessas datas é coisa recente, do governo Lula, acho. Enfim... mas o problema é que, pelo que eu li, se o terceiro domingo de Fevereiro cai no Carnaval, aí o horário de verão acaba no quarto domingo. Foda, né? Nesses casos você (ou o plantonista azarado) tem que ficar esperto, porque provavelmente vai ter que ajustar na mão.

Tá, mas e a prova?

Ok, mas isso não tem absolutamente NADA a ver com a prova, né? Não, não tem! hehehe...

Mas para a prova você precisa saber configurar o NTP nos gateways e servidores, e se preocupar com o horário de cada site. E aqui eu dou algumas dicas.

NTP todo mundo está careca de saber como se configura, né? Por exemplo, se o horário é PST -8, colocamos no roteador:

ntp server x.x.x.x
! NÃO coloque o NTP master, a não ser que o roteador tenha
! o clock local, sem puxar de uma fonte externa. Ao colocar
! o comando ntp server, o roteador já estará pronto para 
! fornecer o horário para outro servidor. Não precisa do comando
! ntp master.

clock timezone PST -8

A dica que eu dou também é sempre configurar o summer-time. Eles descontam ponto se não configurar? Não sei... tem gente que especula que sim, e tem gente que diz que não. Mas é uma linha de comando, e não vale a pena corrermos o risco. Portanto:

clock summer-time PDT recurring

Se o horário do Site A é PST -8, quer dizer que o Date/Time Group desse site tem que estar certo (obvio), para os telefones aparecerem com o horário correto.
E o que mais? Isso, o horário dos usuários da Unity Connection, olha só! Muita gente esquece disso!!
E já que estamos considerando o horário dos subscribers na Unity, nada mais lógico do que configurar o NTP também nesse servidor, o que muita gente deixa de fazer (e não sei se perdem ponto ou não, mas é melhor pecar pelo excesso, né?)

Então é isso. Não me vá perder ponto de NTP por uma besteira, heim!
Além disso, lembre-se que a falta de sincronia de NTP do Publisher e Subscriber é a causa número 1 para problemas de replicação de base de dados.

Feliz início de horário de verão pra vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário