quarta-feira, 17 de junho de 2015

Rodrigo Estigoni, CCIE #48903

Aeee galera!

Primeiramente, eu gostaria de iniciar esse meu post pedindo desculpas ao Bruno por não ter feito nenhum post aqui no CCIE Voice Brasil! hahahaha

Mas eu tive meus motivos, o Bruno me chamou para ser um colaborador aqui na época em que eu já havia terminado o estudo do Blue Print e estava totalmente focado no Lab, por isso eu acabei ficando sem tempo de ter feito algum post relevante, mas vamos lá!

Vou falar um pouco (Relendo o post, mudo o "falar um pouco" pra "muito" haha) sobre como foi esse 1 ano e 3 meses de estudo antes de conseguir essa certificação, talvez ajude alguém que esteja almejando essa certificação!

Comecei por volta de Fevereiro/Março de 2014 a estudar para o CCIE Collab, nesse começo eu estava em outra empresa, e tinha bem pouca coisa para fazer, então eu conseguia focar boa parte do meu dia para os estudos, nessa empresa conheci a Ligia que me apresentou seu marido (Guilherme) que também estava bem focado nos estudos e formamos um grupo de estudo.

Conheci então ele e o Régis, e desde abril do ano passado criamos um cronograma com todo o Blue Print do CCIE e separamos diversos tópicos que deveríamos estudar toda a semana e fazíamos um Webex todas as segundas feiras com o tópico que estudamos na semana anterior, por exemplo: MGCP, definiamos uma semana e nessa semana estudávamos a parte teórica e realizávamos testes/troubleshooting e então na segunda-feira discutíamos formas de configuração, sinalização, troubleshooting, etc, isso com a ajuda do Lab que o Guilherme montou na casa dele, então se tínhamos alguma dúvida, fazíamos todos os tipos de testes para sanar nossas dúvidas e íamos criando um documento com o que havíamos aprendido.

Foi uma época muito legal, aprendi muita coisa, e eles possuem uma puta experiência e isso com certeza foi fundamental, essa parte teórica é bem ampla, você começa lendo o SRND, acaba pulando para o Admin Guide, depois Feature Guide, fórums, e quando vê, leu 10 tipos de documentos diferentes para entender bem o conceito de um determinado item. hahaha

Em Fevereiro/Março finalizamos o Blue Print e iniciei o estudo prático (Lab), onde nesse período eu já estava na Dimension Data que conseguiu me disponibilizar um SW POE, e os aparelhos telefônicos, então comprei um 2811 e comecei a praticar os labs alugando o rack da ProctorLabs.

Foi um período !"@¨%$@ pois eu estava com alguns projetos e tive que conseguir administrar meu tempo, fiquei de home office e eu bookava os racks todos os dias, e todos os dias no meio do lab acabava fazendo alguma coisa relacionada ao trabalho e isso acabava sempre me desfocando um pouco.

Mas eu já havia acertado uma data para "sair" e focar totalmente no lab, e isso ocorreu mais ou menos no meio/final de Março/2015, então marquei minha primeira tentativa para o meio de abril e comecei uma maratona de 8 a 12 horas diárias incluindo os finais de semana, ou seja... muita comida congelada, pizza, coca cola e energético! hahahaha

Viajei para os EUA em uma terça-feira para fazer a prova na quinta-feira, o tempo antes da prova foi realmente torturante, ainda tentei fazer algumas coisas relacionadas ao estudo, mas eu simplesmente não conseguia mais raciocinar, só podia aguardar a hora do exame.

Fui o primeiro a chegar na Cisco, lembro que estava uns 7 graus pela manhã, me congelando e começaram a chegar outras pessoas, conversei com alguns e ninguém estava lá para fazer a prova de Collab, após o Proctor atrasar um bom tempinho, fomos começar a prova por volta de 8 horas da manhã, e antes de nos dirigirmos a sala, o Proctor diz "I'm here to have some fun, but not you" (bem animador não?).

Como foi minha primeira tentativa, eu fiquei um pouco perdido com o esquema da prova no começo, tirando o nervosismo... Tinha que ler alguns itens que o Proctor pediu, testar o acesso a todos equipamentos... Depois disso tudo validado, fui lendo questão por questão e passando para o papel, o que eu fazia em casa em meia hora, lá eu demorava uma hora devido ao nervosismo... Minha estratégia foi um pouco diferente do pessoal que prestou o exame anteriormente, as tabelas que eu e o Guilherme montamos, foram basicamente um resumo com pontos relevantes das questões utilizando o Device Approach, uma folha com os equipamentos e outra com anotações sobre configurações para fazer depois, alguma interface para prestar atenção, acho que para outras pessoas pode acabar sendo confudo, mas foi a melhor forma que achei para adaptar, e acho que cada um precisa adaptar o que for melhor para si.

Bom, fomos almoçar bem cedo, acho que era por volta de 11h, e isso me ferrou legal porque eu estava com meu cérebro acostumado em um cronograma de 4h + almoço e + 4h, mas enfim, fui para o almoço nervoso porque eu não tinha feito tudo que queria ainda.

Após voltar, comecei a fazer as demais configurações e faltando cerca de duas horas eu terminei o lab, fui então começar a checar questão por questão, e identifiquei um problema em um telefone do CME que me rendeu um bom tempo de Troubleshooting. Porém, todas as demais configurações estavam funcionando perfeitamente, conforme fui configurando, fui efetuando testes e isso me deixou com uma ponta de esperança.

Voltei para o hotel, e fui falar com o Guilherme que eu achava que poderia passar já que tive problema só em um aparelho e ficamos na torcida... Fui dormir por volta da 1h da manhã, até que acordei às 5h e resolvi abrir o site da Cisco pelo meu celular, e foi a pior coisa que fiz porque eu vi o "Fail" e não consegui mais dormir... Mas faz parte, fiquei desanimado, mas pensei que em uma segunda chance eu estaria mais preparado.

Bom, voltei para o BR um pouco desanimado, e cheio de projetos, sem ter tempo nem pra respirar, e o Bruno continuou me incentivando, até brincou falando que os melhores passam de segunda hahaha, e então fui tentando terminar tudo o que eu podia na empresa para retornar agora no início de Junho, então tirei mais alguns dias para tentar retomar a velocidade e peguei novamente o avião para a minha segunda tentativa, felizmente dessa vez o Bruno estava em um treinamento nos EUA, acabamos ficando no mesmo hotel, conheci algumas pessoas fantásticas da Dimension Data do Chile, México, Eua, outros CCIE's (fizeram até um interrogatório hahaha), enfim, foi bem bacana ver essa outra parte da Dimension.

Quanto ao lab, dessa vez ocorreu tudo perfeitamente bem, o Proctor não se atrasou, eu estava nervoso mas não tanto quanto antes, foram 4 horas antes do almoço, quando fui para o almoço eu estava mais calmo, mas mesmo assim com uma pulga atrás da orelha, enfim...

Retornei, finalizei algumas configurações e tive um bom tempo para testes, li linha por linha das questões, fui batendo tudo o que eu havia feito e faltando meia hora para finalizar a prova eu simplesmente tinha lido e relido todas as configurações, mesmo assim dei "sh run" em todos equipamentos, salvei as configurações novamente, fiz mais alguns testes e quando vi o tempo havia terminado. Saí de lá feliz porém ainda assim pensando que poderia ocorrer o pior, então retornei para o hotel, e após o jantar eu e o Bruno resolvemos tomar algumas cervejas e ficamos conversando, até que por acaso por volta da meia noite resolvi abrir a página da Cisco no meu celular e foi quando eu vi o "Pass"... Foi simplesmente o melhor momento da minha vida, eu simplesmente não estava acreditando naquilo, o Bruno pegou o celular da minha mão e abriu e mostrou o número #48903, foi simplesmente fenomenal hahaha lembro como se fosse hoje, é realmente uma sensação única de saber que todo aquele esforço, todo o estudo, tudo que você "deixou para trás" nesse período, valeu em algo.

Sei que o texto ficou imenso, até me desculpem por isso, mas não consegui resumir mais! hahahaha

Enfim, para quem quer trilhar esse caminho, só tenho alguns toques que acho que talvez sejam válidos (e acho que todos que passaram por isso, acabam mencionando a mesma coisa rs):

1 - Se quer realmente seguir o CCIE, vá em frente, é possível! Só lembre que você terá de fazer sacrifícios, avise seus familiares, esposa, amigos que você ficará em um mundo paralelo nesse período! hahaha

2 - O CCIE é CARO, eu optei por alugar um rack da Proctor Labs, mas fora o aluguel do rack, você vai ter gastos com equipamentos, materiais de estudo, passagem, hotel, carro, refeição, enfim, para cada ida aos EUA, ainda mais com o dólar do jeito que está... Como até o Bruno já disse, separe uns 10 mil por tentativa pelo menos, isso SÓ a ida e volta com a prova, mas nada que uma programação não ajude, se for montar um Lab, fica ainda mais pesado, mas com certeza vai ajudar bastante, se tiver essa opção, acho que é válida.

3 - FOCO: é preciso você conversar na sua empresa, seja pedindo tempo de estudo, acertando uma data de férias, enfim, cada um tem uma forma de estudar, quando eu estudei a parte teórica conseguia conciliar numa boa com o trabalho estudando até de madrugada e aos finais de semana, cansativo mas dava pra conciliar, já na parte final, prática... Acredito que se você tiver que trabalhar, vai ser meio complicado de conseguir ter resultados satisfatórios já que não vai "pensar Cisco" nesse período.

Bom, eu acho que já falei demais, mas é isso aí! Gostaria de agradecer a todos, ao Bruno que sempre me apoiou me incentivando, o Guilherme que desde o começo perdi a conta a quantidade de Webex que fizemos hahaha (e estou aguardando ansioso seu resultado!), o Régis que no período do Blueprint ajudou com toda sua experiência, o Luciano que foi a primeira pessoa que vi correndo atrás do CCIE e me fez ver que era possível, a Dimension Data e a todos meus familiares/amigos que viram o Rodrigo "sumir" desse mundo nesse período.

Um grande abraço a todos! Valeu!

5 comentários:

  1. Parabéns Rodrigo!

    Muito legal o seu post, bem detalhado. Me faz lembrar da minha luta, do quanto aprendi (e ainda aprendo), da perseverança e o melhor de tudo: a sensação de passar.

    Bem vindo à "nova fase"! Muito sucesso em sua carreira!
    #40965

    ResponderExcluir
  2. It is great posting.Thanks for sharing a wonderful information.

    CCIE Certification Training

    ResponderExcluir
  3. Nossa, nunca tinha visto isso....

    Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Nossa, nunca tinha visto isso....

    Parabéns

    ResponderExcluir