quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Luciano Tamarozzi, CCIE #41857

Pessoal, abaixo um depoimento do Luciano Tamarozzi, que passou na prova no começo desse ano. Parabéns Luciano!!!

################################################################################

Primeiramente Bruno obrigado pela Oportunidade e Parabéns pelo Blog ele me ajudou muito nesta jornada.

Bom minha trajetória é semelhante a dos demais CCIEs, mas acho interessante compartilhar para que as pessoas que estão estudando tenham alguma referencia, no meu caso cada vez que via um depoimento aqui no Blog ficava mais animado e com vontade de passar.
Minha saga começou no inicio de 2012 quando comecei a montar um LAB em casa, optei por montar por que na época o único link de internet que chegava a minha casa era 3G assim não era possível usar LABs Alugados, levei até Outubro de 2012 para montar e comprei tudo pelo Ebay. Assim que terminei de montar o LAB resolvi comprar os materiais para começar estudar e junto com alguns amigos comprei os materiais do INE.
Assim que compramos o material já iniciei os estudos, a primeira fase de estudos é a hora de você aprender todas as tecnologias contidas Blueprint e nesta fase você não vai a fundo a cada item, por exemplo, você não precisa saber implementar Gatekeeper com todas as variações mas sim entender bem o conceito, esta fase durou 5 meses eu estudava cerca de 2 horas por dia durante a semana e 8 horas em cada dia de folga. 
Então em março fiz a prova escrita, pois já tinha conhecimento sobre todas as tecnologias da contidas na prova, em seguida já iniciei o Workbook 1 do INE nesta parte você aprende todas as variações de cada tecnologia você realmente vai a fundo em cada item e o importante era a precisão e não a velocidade, em paralelo ao Workbook 1 também estava lendo alguns documentos ( Admin Guides e algumas seções do SRND), acabei o workbook 1 em Julho nesta época já estava estudando 4 horas por dia durante a semana e 12 horas cada dia de folga definitivamente já não tinha mais vida Social.
No final de Julho agendei o LAB para final de novembro, comecei então Workbook 2 que são de MOC LABs usei tanto o INE quanto o IPExpert, optei pelos 2 para ser mais efetivo pois quando você faz o LAB varias vezes você acaba decorando e não é tão proveitoso. Durante a semana eu fazia 1 lab em 3 dias, os 2 primeiros eram as configurações e o terceiro era só para a correção, é muito mais efetivo quando você corrige sua prova com a cabeça fria sem o stress de ter feito um monte de configurações, você corrige a prova mais critico. Quem havia indicado esse método foi um amigo que já havia passado no LAB.
Em meados de Setembro já estava comendo tudo com farinha, porem não havia conseguido preparar uma das coisas mais importantes que é a estratégia, nessa época o Bruno lançou 2 posts interessantes sobre estratégia, com base nestes Posts e a Ajuda de outro amigo que estava Estudando consegui desenvolver minha própria estratégia e assim conseguia terminar os LABs em até 4 horas.
Chegando a época da prova peguei férias aonde trabalho e fiquei 100% dedicado ao LAB, então no final de Novembro fui para Sao Jose e fiz minha primeira tentativa, fui bem consegui terminar e testar tudo e sai de lá com a certeza de ter passado, porem quando vi o resultado que havia falhado foi uma surpresa e não sabia aonde poderia ter errado, voltando ao Brasil falei com alguns amigos e consegui entender onde errei porem desanimei, pois não havia mais vagas para fazer o LAB que mudava a versão em fevereiro. No começo de dezembro eu estava no Trem e o Peterson me ligou avisando que abriram algumas vagas em RTP, fui correndo para tentar agendar, mas como eu havia ficado a noite inteira logando para ver se havia vagas, meu login foi bloqueado e só ia liberar no dia seguinte, meus amigos ficaram monitorando as vagas e em cerca de 1 hora só sobrou uma, foi então que liguei para Cisco e pedi para eles agendarem para min depois de muita conversa eles decidiram agendar e marcaram para 05 de janeiro. 

Marcado a próxima tentativa a minha empresa me deu mais 15 dias de Férias o que me ajudou muito a pegar o Ritmo novamente. Chegou a hora do LAB e foram difíceis os primeiros 30 minutos, pois minha mão estava congelada, após isso as configurações renderam bem e consegui terminar o LAB antes do almoço (RTP foi 5 horas antes do almoço), depois foi só corrigir e checar alguns detalhes com o Proctor. Sai de lá com medo, pois na tentativa anterior também havia terminado e testado, ai para aliviar fui à casa de um amigo que mora lá e fizemos um churrasco depois cheguei ao hotel e fui dormir acordei então as 3 da manhã com um e-mail da Cisco informando que o resultado do LAB já estava disponível e para minha alegria havia passado. Não tem palavras para descrever a alegria de ter passado!


O conselho que dou para quem vai tentar é que se prepare tanto Psicologicamente e Financeiramente, como o Bruno disse antes é bom ter dinheiro para 2 ou 3 tentativas se passar antes é lucro. Não estude sozinho procure pessoas que estão estudando para compartilhar experiências, isso me ajudou muito. E não desanime quando falhar, mas sim aprenda com o erro.


Agora estou na torcida dos amigos que irão prestar a prova nos próximos dias e provavelmente teremos mais CCIEs Voice no Brasil.

Gostaria de Agradecer aos Amigos: Sergio Polizer, Peterson, Alan, Fernando Cesar e Emanuel Damasceno. Todos me ajudaram nesta Jornada!


################################################################################

Um comentário: