sábado, 22 de dezembro de 2012

Call Park no CME

Nossa, hoje me dei conta que o blog completará 1 ano em alguns dias. Mas certamente dessa vez eu não passarei o fim do ano escrevendo posts! hehehe

Hoje vou falar de call park no CME. Como dificilmente implantamos isso na vida real, esse foi um dos tópicos que me surpreendeu durante os estudos, devido a quantidade de detalhes que se pode configurar. O que eu sabia de Call Park era apenas o comando park-slot dentro de um ephone-dn e pronto, mas tem um monte de coisa que da para configurar.

Nesse post vou focar na versão 7.0 do CME, que é o que tem na prova. Na 7.1 tem algumas coisas mais, dentre elas o suporte a SIP Phones (na prova não vai cair Call Park para SIP, porque não é suportado), reservation-groups, directed call park, ...

Bom, começando do começo. Call Park é a feature de "estacionamento de chamadas", que tinha nos antigos PBX. A recepcionista, por exemplo, atendia uma ligação, fazia o park dela em um ramal XXXX, e anunciava pro chefe: "tem uma chamada no ramal XXXX". Aí o chefe ligava nesse ramal para capturá-la. No CUCM e CME temos essa feature, mas sinceramente, nunca vi ninguém usando na vida real... É mais fácil falar pro cara ligar depois! hehehe

Para configurarmos um ramal XXXX de park, simplesmente criamos um ephone-dn, por exemplo:

ephone-dn 10 dual-line
 number 3010
 name Call park
 park-slot

Agora vamos começar a ajustar esse nosso Call Park. A primeira coisa que podemos fazer, é definir alguns timers. Podemos definir que depois de "x" segundos que um cara estiver em park, um ring de lembrete será tocado no telefone da pessoa que estacionou a chamada. Aí digamos que queremos que esse lembrete ocorra por "y" vezes, e depois disso a chamada volte para quem fez o park. Caso o ramal esteja ocupado, ele vai tentar de novo depois de "s" segundos por "z" vezes. Nesse exemplo, o nosso ephone-dn ficaria assim:

ephone-dn 10 dual-line
 number 3010
 name Call park
 park-slot timeout x limit y recall retry s limit z

Agora, digamos que queremos que o ramal a ser notificado com um ring sobre uma chamada em park não seja o que fez o estacionamento, mas sim um um outro qualquer (por exemplo, o ramal 2001), aí faríamos:

ephone-dn 10 dual-line
 number 3010
 name Call park
 park-slot timeout x limit y notify 2001 recall

O cliente mudou o requisito de novo, e agora ele quer que quando o timeout/limit acabe, ao invés de a chamada voltar para quem fez o park, ela deve tocar no ramal 2050, e depois para o 2051 caso o 2050 esteja ocupado:

ephone-dn 10 dual-line
 number 3010
 name Call park
 park-slot timeout x limit y notify 2001 transfer 2050 alternate 2051

Obs: Podemos usar o alternate também como uma segunda opção do recall, ou seja:
ephone-dn 10 dual-line
 number 3010
 name Call park park-slot timeout x limit y notify 2001 recall alternate 2050

Bom, agora que estava todo mundo usando o call park a vontade, o cliente percebeu que muitas chamadas estavam se perdendo. Então ele quer que apenas a recepcionista no ramal 2000 consiga utilizar esse call-park. Aí utilizaremos o comando reserved-for:

 ephone-dn 10 dual-line
 number 3010
 name Call park
 park-slot reserved-for 2000 timeout x limit y recall
Mas mesmo assim, descobriram que o pessoal continua conseguindo fazer park da chamada. Só que ao invés de eles pressionarem o softkey Park para isso, eles descobriram que se eles dessem um transfer para o ramal 3010, a chamada era estacionada! Olha só que usuários safadinhos! Mas para isso podemos bloquear esse comportamento configurando dentro do ephone:

ephone X
 transfer-park blocked

Com isso, abordamos quase tudo de call park no CME, tem mais coisa, mas isso é o que eu me lembro! hahaha... Só tem mais uma coisa importante para se dizer. Por default, se existir por exemplo um ramal 1003 e um park-slot 3303, ele sempre vai tentar usar esse por causa do match dos últimos 2 dígitos. Se existisse um outro park-slot 3302, ele seria usado como segunda opção. Para desligar esse comportamento, faça:

telephony-service
 call-park select no-auto-match


Eu recomendo que façam vários testes com Call park, porque são muitos detalhes, como tudo no CME. A melhor coisa para se fazer ao estudar CME é ler o Admin Guide inteiro e ir testando feature por feature. Tenho várias páginas de anotações de CME no meu caderno (como essa), e aos poucos vou postando.

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