quinta-feira, 23 de agosto de 2012

SRST e High Availability

Acredito que SRST seja a sessão na prova onde a galera mais zera. Eu particularmente não conheço ninguém que tenha gabaritado High Availability, porque é um tema cheio de detalhes. Por exemplo, tudo que foi dado de requisito em Call Routing, tem que ser aplicado em HA também... então se lá no começo da prova eles falaram que as chamadas Locais tem que sair com Calling Number de 7 dígitos e type Subscriber, quando você chegar em HA e o enunciado pedir para que as chamadas locais funcionem em SRST, você tem que lembrar de como a PSTN está esperando receber a chamada. Às vezes você pode ter feito a marcação lá no Call Manager, e aí quando chega no SRST, mesmo que tenha já a dial-peer, e que a chamada esteja completando, você esqueceu de manipular o número de origem, e marcações de Plan e Type.
Outra coisa que é chata no SRST é manter o telefone da mesma forma como ele estava quando registrado no CUCM. Isto é, você não pode esquecer de mudar o time-format, date-format, time-zone, e até a mensagem "Your current options" no rodapé. E não é "Your current option" e nem "Your Current Options". É "Your current options"! Sim, detalhes desses são pegos no script de correção, e por uma besteira dessa você pode perder os pontos dessa sessão.

Bom, mas para esse post vou focar nos 4 tipos de SRST que existem. Esse é o básico de td nessa sessão... antes de pensar no Call Routing, você precisa ver qual dos 4 tipos de SRST você vai habilitar:

1. call-manager-fallback
O call-manager-fallback é o que não habilita o CME, não cria ephones e ephone-dns no show run, e por isso, é muito mais limitado com relação às features. Porém, é o único que não da pau! hahaha... Se você ler a questão e ver que não vai precisar alterar ou criar ephones e ephone-dns (ou seja, nada de pickup, alteração de nome de ramal, templates, paging, barge, conference bridges, transcoders, ephone-hunts, etc.), não pense duas vezes. Use o call-manager-fallback, que é muito mais simples, rápido de configurar e estável. Mas ele vai apenas registrar os telefones, receber e efetuar chamadas, fazer desvios para o voice mail e só.
Para a configuração, os únicos parâmetros necessários são ip source-address, max-dn e max-pool. Mas eu recomendo fortemente adicionar os outros também, mesmo que o enunciado não peça...

call-manager-fallback
 ip source-address X.X.X.X
 max-dn X [dual-line] [no-reg]  !-- use o no-reg se tiver Gatekeeper
 max-ephones X
 time-zone YY
 time-format {12 / 24}
 date-format {dd-mm-yy / mm-dd-yy / yy-dd-mm / yy-mm-dd}
 voicemail {Voicemail Pilot}
 call-forward busy {Voicemail Pilot}
 call-forward noan {Voicemail Pilot} timeout X
 transfer-pattern .T
 secondary-dialtone 9
 system message primary Your current options
 moh music-on-hold.au

Obs: No caso de usar call-manager-fallback, não é possível criar ephone-hunts. Porém, é possível criar voice hunt-group. O B-ACD funciona quase perfeitamente com voice hunt-groups. A única desvantagem é que os usuários não conseguirão ver na tela a quantidade de chamadas em fila.

2. CME-SRST com auto-provision none
Resumo: não use, a não ser que o enunciado peça claramente.
Simples assim... ele não leva vantagem nenhuma quase sobre o call-manager-fallback. Ok, você consegue aplicar uns templates para ephones e dns, criar ephones e ephone-dns manualmente, criar ephone-hunts... mas se for usar o auto-provision, utilize logo um dos métodos abaixo. Mas novamente, se o enunciado pedir por exemplo para você não ter nada de ephone/ephone-dn criado automaticamente no show run, mas mesmo assim pedir alguma feature que exija o uso do CME (por exemplo, para criar um ephone-hunt), aí não tem jeito...
Para a configuração:

telephony-service
 srst mode auto-provision none
 srst ephone template X
 srst dn template 1
 srst dn line-mode {dual / single / octo}
 ip source-address X.X.X.X
 max-dn X [preference 9] [no-reg]
 max-ephones X
 time-zone YY
 time-format {12 / 24}
 date-format {dd-mm-yy / mm-dd-yy / yy-dd-mm / yy-mm-dd}
 voicemail {Voicemail Pilot}
 call-forward pattern .T
 transfer-pattern .T
 secondary-dialtone 9
 system message Your current options
 moh music-on-hold.au

ephone-dn-template 1
 call-forward busy {Voicemail Pilot}
 call-forward noan {Voicemail Pilot} timeout X

Para configurar os call-forwards para o voice mail, você deve fazer dentro de um ephone-dn-template. Caso esteja utilizando o CUE como voice mail desse site, eu recomendo adicionar ao template a linha mwi sip, e configurar o modo Solicited Notify:
sip-ua
 mwi-server ipv4:<CUE-IP-Address> ! -- Sem a keyword unsolicited

Dessa forma, se o telefone já estiver com o MWI aceso quando entrar em SRST, ele continuará aceso em contingência. Se você utilizar o modo Unsolicited, terá que dar um refresh nos MWI na CUE.


3. CME-SRST com auto-provision dn
Com esse modo, quando o telefone entrar em SRST, ele copiará os ramais na configuração, e com isso você poderá ver os ephone-dns criados automaticamente no show run. Isso vai permitir que você configure os DNs individualmente, alterando o nome, label, call-forward, etc.
A configuração é igual a de cima, exceto por essas linhas:

telephony-service
 srst mode auto-provision dn

Obs: Quando os ephone-dns forem criados, ele ficará lá para sempre. Ou seja, se o telefone voltar a se registrar no CUCM, o ephone-dn vai continuar lá no show run. Isso quer dizer que mesmo que o telefone não esteja em SRST, a dial-peer dele estará lá, e ativa. Então, em caso de gateways H323, as chamadas entrantes vão falhar caso o telefone volte a se registrar no CUCM, porque o router vai tentar mandar a chamada para a dial-peer do ephone-dn, que tem um match mais específico. Recomendo que configure os ephone-dn com preference 9 (maior que as suas dial-peers para o CUCM), e mude a forma como o router escolhe as dial-peers com o comando dial-peer hunt 2 (que faz a escolha por preferência, e não por longest match).

4. CME-SRST com auto-provision all
Por fim, o auto-provision all. Como é de se imaginar, com o auto-provision all, tudo é criado no seu show run: ephone e ephone-dns, te dando um completo controle dos ramais registrados em SRST. Com esse modo, o seu SRST vira um CME completo, com todos os telefones estaticamente configurados no roteador. Claro que se você mudar algo no CUCM, ele não vai replicar para o SRST, e aí você terá que alterar na mão. Extremamente desaconselhavel para a vida real, e altamente aconselhavel para o Lab.

telephony-service
 srst mode auto-provision all

Nenhum comentário:

Postar um comentário