sábado, 28 de julho de 2012

Cisco Unified Presence Server e Personal Communicator

Recentemente fiquei surpreso porque, na mesma semana, 3 pessoas me vieram falando que conheciam o blog, e que haviam encontrado no Google! Puxa, melhor eu começar tomar cuidado com o que escrevo por aqui! hahaha
Bom, depois de uma longa pausa nos posts (por uma boa causa, pois estava estudando), vou escrever hoje sobre o CUPS e CUPC, que é um assunto que eu já estava devendo há muito tempo.

Basicamente o que pode ser testado sobre CUPS e CUPC na prova é integração, IPPM, Deskphone ou Softphone mode, Presence e integração com CUC para visualização dos Voice Mails. São coisas extremamente simples de fazer! Ou seja, pontos garantidos na prova. Só que são muitos detalhes para configurar, então você tem que bolar uma estratégia sua de configuração para que não se esqueça de nada. Particularmente, o meu approach é configurar tudo no CUCM e depois configurar tudo no CUPS, seguindo a sequencia dos menus. Aqui eu vou mostrar tudo o que precisa ser feito nos dois servidores dividido por funcionalidade... A ordem de configuração, cada um define a sua.

1. Integração inicial
Na vida real, quando você incia o CUPS pela primeira vez, ele roda um Wizard para você preencher as informações básicas como Hostname e IP do CUCM, usuário AXL, Security Password... Eu acredito que isso já venha pronto na prova. Mas caso não venha, não tem segredo nenhum... você só vai perder uns minutinhos a mais.
Depois desse Wizard, quando você se logar no CUPS ele já vai entrar na tela inicial... bem parecida com o CUCM, só que ao invés da foto de um Datacenter do lado direito, tem a foto dum Japa mexendo no notebook apoiado em cima de um 6500! hahaha, sempre me pergunto de onde a Cisco tira essas ideias brilhantes...

1.1. Mudar o Hostname para IP
A primeira coisa que você precisa fazer no CUPS é mudar para IP o Hostname dele. Se você não fizer isso, os clients precisarão saber resolver o nome do CUPS. Isso pode ser feito via DNS (que não tem na prova), ou editando o arquivo Hosts (que não sei se é permitido). Então é melhor tirarmos essa dependência com o Hostname. Para isso, faça:
System >> Topology >> Clique em Edit e mude o Hostname para IP.

1.2. Iniciar os serviços do CUPS
Depois (DEPOIS!!!) de mudar o Hostname, vá em Serviceability e ative todos os serviços. Se você ativar antes de mudar o Hostname, vai ter que reiniciar o servidor, e perderá minutos preciosos na prova.

1.3. Verificar a integração
Verifique se a integração está ok em System >> CUCM Publisher. Pode ser que tenha algo errado ali e você precise arrumar.

1.4. Criar ACLs
Crie uma incoming ACL e uma outgoing ACL (System >> Security). O address pattern deve ser ALL (tudo maiúsculo).

1.5. Proxy Domain Service Parameter
Vá em System >> Service Parameters no CUPS, selecione o serviço Cisco UP SIP Proxy e mude o Proxy Domain para alguma coisa diferente de PROXY_DOMAIN_NOT_SET. Pode ser cisco.com.

1.6. Criar End Users no CUCM
Crie novos End Users para a utilização do CUP. Eles devem estar com o campo Primary Extension preenchido, e com o grupo Standard CTI Enabled. Já deixe eles associados ao Deskphone, pois precisaremos disso quando formos fazer o Deskphone Control.

1.7.  Capabilities Assignment
É preciso habilitar o CUP (e o CUPC se necessário) para os usuários que farão parte da solução. Vá em System >> Licensing >> Capabilities Assignment no CUCM e habilite os usuários com CUP e CUPC.


2. IPPM (IP Phone Messenger)
Para habilitar o Phone Messenger nos telefones, os seguintes passos são necessários:

2.1. Phone Service
Adicione o serviço no CUCM, em Device >> Device Settings >> Phone Services. A URL pode ser encontrada no SRND do CUCM (procure por PhoneMessenger1):
http://<IP-CUPS>:8081/ippm/default?name=#DEVICENAME#
E faça o subscribe desse serviço no IP Phone desejado.

2.2. Application User
Crie um Application User chamado PhoneMessenger. Ele deve estar associado ao Device que terá o serviço de IPPM, e deve estar no grupo Standard CTI Enabled.

2.3. Authentication URL
Vá em System >> Enterprise Parameters e verifique se o Authentication URL está correto. Caso esteja o hostname do Publisher, troque para o IP.

2.4. Habilitar o IP Phone Messenger
Agora no CUPS, vá em Application >> IP Phone Messenger >> Settings. Mude o status para On, e preencha os campos de usuário e senha com as informações do Application User criado no passo 2.2


3. Presence
Para que o CUPC possa ver o status de presença dos telefones, faça o seguinte:

3.1. Line Association
Entre nas configurações dos Telefones que farão parte da solução, e depois entre na tela do DN. Lá embaixo, associe esse DN com o End User.

3.2. SIP Trunk Security Profile
Crie um SIP Trunk Security Profile (System >> Security Profile >> SIP Trunk Security Profile) com os 4 Accepts marcados. Utilize o Non Secure SIP Trunk Profile como base.

3.3. SIP Trunk
Crie um SIP Trunk no CUCM apontando para o CUPS, utilizando o Security Profile criado acima.

3.4. SIP Publish Trunk
No CUPS, vá em Presence >> Settings, habilite a opção Enable SIP Publish on CUCM e selecione o SIP Trunk criado acima. Uma outra forma de fazer isso é através do Service Parameter CUP PUBLISH Trunk no CUCM. Se mudar esse service parameter, ele já aplica a alteração no CUPS também.

3.5. Presence Gateway
No CUPS, vá em Presence >> Gateways, e adicione um novo. Coloque o IP do CUCM Publisher.


4. Deskphone Control
Para habilitar o Deskphone Mode no CUPC, os seguintes passos são necessários:

4.1. Application User
Crie um Application User chamado CtiGw. Ele deve estar associado ao Device que será controlado, e deve estar no grupo Standard CTI Enabled.

4.2. End User
No End User criado para o CUPC, associe o telefone de mesa, caso já não tenha feito no passo 1.6.

4.3. Habilitar o Deskphone Control no CUPS
No CUPS, vá em Application >> Deskphone Control >> Settings. Mude o status para On, e preencha os campos de usuário e senha com as informações do Application User criado no passo 4.1. Coloque também os IPs dos CUCMs.

4.4. User Assignment
No CUPS, vá agora em Application >> Deskphone Control >> User Assignment e habilite o usuário desejado.

4.5. CTI GW Profile
No CUPS, vá em Applications >> Cisco Unified Personal Communicator >> User Settings. Selecione o usuário desejado, e configure um CTI Gateway Profile. Esses Profiles são criados automaticamente quando você inicia os serviços do CUPS. Selecione o profile de nome <device_pool>_cti_tcp_profile_synced_000.


5. Softphone Mode
Para que o CUPC possa também funcionar como um softphone, execute os seguintes passos:

5.1. Criar um device no CUCM
No CUCM, crie um novo device do tipo Cisco Unified Personal Communicator. O Device Name deve ser no formato UPCXXXXXXXX, onde XXXXXXXX é o User ID. Utilize letras maiúsculas e até 12 caracteres. Se o User ID for maior que 12 caracteres, por exemplo BRUNONONOGAKI, deixe ele cortado: BRUNONONOGAK
Obs: Para a versão 8, o device type muda para Client Service Framework, e o Device Name deve ser no formato CSFXXXXXXXX.

5.2. Configurar o TFTP no CUPS
No CUPS, vá em Application >> Cisco Unified Personal Communicator >> Settings, e configure como TFTP Server os CUCMs.


6. Voice Mail
Para o usuário conseguir ver os seus Voice Mails no CUPC, faça o seguinte:

6.1. Habilitar o IMAP no CUC
No Unity Connection, vá em Class of Service >> Voice Mail User COS e habilite as opções Allow Users to Access Voice Mail Using an IMAP Client e Allow Users to Use the Cisco Unity Inbox.
Depois, entre nas configurações do usuário, e altere o Web Application Password.


6.2. Voice Mail Server no CUPS
No CUPS, vá em Application >> Cisco Unified Personal Communicator >> Voice Mail Server e crie um novo do tipo Unity Connection. Coloque o IP do servidor e mantenha as portas defaults.


6.3. Voice Mail Profile no CUPS
No CUPS, vá em Application >> Cisco Unified Personal Communicator >> Voice Mail Profile e adicione um novo. Configure um Voice Messaging Pilot (que ele vai puxar do CUCM) e um Primary Voicemail Server (que criamos no passo 6.2)

6.4. Configuração do CUPC
Agora no client, vá em Arquivo >> Preferências, e configure a sua conta de Voice Mail colocando as credenciais que configuramos no CUC.



Parece que é um monte de coisa para fazer, mas utilizando uma boa estratégia e praticando um pouco, verá que é bem simples e rápido. Você não vai perder mais do que 15 minutos fazendo tudo isso.

Um detalhe importante. Na prova não tem AD, até onde eu sei. Sem integração com o AD, não é possível procurar usuários no CUPC! Então existem duas formas de você adicionar um contato no client... uma é entrando na página de usuário do CUPS (https://<CUPS-IP>/ccmuser), e a outra é fazendo com que um outro usuário mande uma mensagem para o CUPC através do IPPM. Quando você receber a mensagem no CUPC, poderá adicioná-lo como contato.

2 comentários:

  1. Muuuuuuito obrigado!
    Funcionou no meu lab graças às suas explicações ! hahaha..já estava parado há mais de uma semana pq não conseguimos usar o desk/softphone junto com o CUPC. Só temos um problema: qd clico no usuário da minha lista com o botão direito, o botão "Chamar" está cinza. Se eu tento chamar este usuário durante um chat da erro falando de parâmetro inválido (ao clicar no desenho do telefone). O estranho é que faço ligações normalmente digitando o ramal através do teclado numérico. Saberia o que é?
    Abraço!

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  2. Fala Henrique!
    Foi mal, nem tinha visto o seu comentário. O seu CUPS está integrado com o LDAP? Realmente o funcionamento dele não é muito bom quando você não faz essa integração... Por exemplo, sem o LDAP, você nem consegue procurar outros usuários e adicionar na lista de contatos.
    Sugiro que tente integrar com um LDAP. Detalhe, ao invés de usar a porta 389, use a 3268. Já tive alguns problemas usando a 389.
    Abraço!

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