quarta-feira, 6 de junho de 2012

Unity Connection - Integração com o CME (SIP)

Seguindo a série de postagens sobre a integração dos sistemas de Voice Mail, agora vou falar sobre uma não muito comum no dia a dia: Call Manager Express com Unity Connection via SIP.

Primeiramente, vamos configurar a Unity Connection de uma forma bem parecida com a que fazemos para integrá-la ao CUCM via SIP:
1. Criar um novo Phone System chamado, por exemplo, CUCME
2. Adicionar um Port Group a esse Phone System, escolhendo como Port Group Template a opção SIP. Deixe a autenticação desabilitada, e em Contact Line Name, coloque o número do Piloto, por exemplo, 3600. Em IP Address, coloque o IP do CME
3. Em Edit >> Servers, preencher as informações do CME (IP e portas)
4. Adicionar as Portas, especificando a quantidade baseando no que você tem de licença
5. Crie um novo User Template utilizando esse Phone System. E crie os usuários baseando neste template.

Agora todo o resto do trabalho é no CME. Então primeiro vamos criar a dial-peer para o Voice Mail:

dial-peer voice 3600 voip
 destination-pattern 3600
 session protocol sipv2
 session target ipv4:<IP da Unity Connection>
 dtmf-relay rtp-nte
 codec g711ulaw

E para o MWI funcionar:

sip-ua
 mwi-server ipv4:<IP da Unity Connection> unsolicited
telephony-services
 voicemail 3600  ! -- Define o Pilot do Voice Mail
 mwi relay

Agora um detalhe importante. Para que o Call Forward e Call Transfer funcionem, precisamos desabilitar do SIP Trunk as mensagens 302 "Moved Temporary" e REFER, que são habilitadas por default. Portanto, os seguintes comandos são necessários:

voice service voip
 no supplementary-service sip moved-temporary
 no supplementary-service sip refer

E caso você tenha registrado no CME telefones SIP utilizando a Unity Connection, tem mais uma coisa pra fazer para que o MWI funcione:

voice register global
 voicemail 3600 ! -- Define o Pilot do Voice Mail
 mwi

voice register dn 1
 mwi

No caso de SIP Phones também, é preciso definir o dtmf como rtp-nte. Se usar o sip-notify (como é com a Unity Express), não funciona!

E é isso aí, bem facinho! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário